sexta-feira, 1 de junho de 2012

Santíssima Trindade


Neste domingo (03/06/2012) celebraremos a Solenidade da Santíssima Trindade.  Para nós juventude católica missionárias, verdadeiros Sentinelas da Manha, esse mistério tem uma significância enorme, pois assim como nos diz a leitura de domingo, Mt 28,16-20 “Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações  e batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Jesus com AUTORIDADE disse isso durante sua aparição na Galiléia, Cristo nos enviou esta missão para que possamos anunciar sua palavra e “recrutar” novos soldados para sua obra. Mas o que é a Santíssima Trindade? Todos nós sabemos que é o Pai, Filho e o Espírito Santo, e para aprofundarmos um pouco mais e facilitar essa compreensão usemos de uma “historia” narrada por Santo Agostinho: Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas… Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -”quero colocar a água do mar neste buraco”. Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -”mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!”. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade. O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande!

Pronto, com esse exemplo, clareou bastante para nós sobre a Trindade Santa, Celebrar a Santíssima Trindade é muito mais que querer entender um Deus uno que vive e se manifesta em três pessoas. Celebrar a Santíssima Trindade é querer descobrir que o nosso Deus é uma comunhão de amor.


Um outro exemplo juventude, é uma comparação feita com o fogo, o fogo serve para queimar, aquecer e clarear,  se manifesta de 3 formas diferentes, mas é apenas um,  ou então os antigos aparelhos de som, que ao em um só era CD, toca fita e rádio, mas sempre com o mesmo objetivo. E assim podemos ver esse mistério como o PAI-CRIADOR, o Filho-Redentor e o Espírito Santo – o auxiliador.  Ministério Jovem peçamos a DEUS e a Virgem Maria que possamos entrar nessa família, dessa comunhão de amor, comunhão de missão e de esperança, que impulsionados pelo Santo Espírito, sejamos sinais de Deus vivo na terra. E para encerrar o versículo 20 nos fala: “Ensinai-as criaturas a observar tudo o que prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário