terça-feira, 29 de maio de 2012

Relacionar-se com Cristo


 Como podemos fazer uma amizade,amar uma pessoa,se não nos relacionarmos com ela?
   Faz alguns anos,fui diretor espiritual de um rapaz que padecia de uma característica: era muito tímido.
   Um dia,disse-me com um tom solene:"Acabo de conhecer uma menina que gostaria que fosse a mãe dos meus filhos."

 _ Mas, rapaz, voce falou bonito; parece José de Alencar...-respondi-lhe.
  _ É que sou muito tímido,sabe. E pensei,pensei...não sabia como expressar-me e saiu a frase que acabo de dizer.Gostou?
  _ Gostei. E daí?
  _ E daí que eu gostaria que o senhor me desse umas dicas para namorar com ela.
  _ Eu? Umas "dicas" pra namorar? Que pensa voce? Vire-se.
  _ Não,por favor,sou muito tímido.
  _ Bem, vamos ver, ela estuda?
  _ Sim.
 _ Pois fique na porta do colégio, e quando ela sair voce "entra em campo"... Comece com aquele papo simples,simpático...
  _  Não, não, eu ficaria vermelho como um tomate e ela iria reparar. Isso não vale.
  _  Pois então telefone para ela. Assim ela não enxerga cor nenhuma...
  _  Mas e se quem atender o telefone for o pai? Ele é um "portuguesão" bravo...
     O rapaz foi colocando dificuldade, até que acrescentou:
 _  Já sei o que vou fazer...vou rezar.
 _  Rezar não basta.Aprendi aquele ditado popular "a Deus rogando e com o martelo dando"! Deus não premia a apatia e a timidez.
 _  De qualquer maneira, Deus é tão bom...e eu vou rezar tanto,tanto...
     Depois de um mes, o rapaz voltou contentíssimo: Estou rezando demais.
_  Mas não fez nenhuma tentativa?
_  Não, só rezar,mas intensamente.
    Passou mais um mês,mais um ano e deixou de falar no assunto.Um dia eu o abordei...
_  E o que aconteceu com aquela menina?
    Ele, baixando a cabeça,respondeu:
_ Casou-se com outro!
Naturalmente,quando não há relacionamento,não brota o amor.
       Em todos os terrenos,pode acontecer o que aconteceu a esse rapaz ou àquele outro que dizia: "Faz cinco anos que escrevo à minha namorada, todos os dias...todos os dias mando aquela cartinha para o lugar onde ela mora...uma chácara retirada(distante)... E acabo de saber que se casou com o carteiro!"
      Evidente! Era ele quem entregava a cartinha, que tratava de perto aquela moça.Não há amor sem um contato íntimo; é preciso   
suprimir as distâncias.
   
     O mesmo acontece com Cristo. Temos que trazê-Lo para perto com um ato de fé viva que diga: "Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui,que me vês,que me ouves" e começar a conversar com Ele, porque Ele realmente está presente e nos escuta.
     
     A oração é uma conversa íntima com o Senhor.Pode-se conversar de mil maneiras: lendo um texto do Evangelho, sentindo-nos como um dos personagens da narrativa - como o leproso, a viúva de Naim, a cananéia -, gritando-Lhe as nossas necessidades: "Cura a minha lepra! Ressuscita o meu filho!", ou sentando-nos aos Seus pés como Maria,  lá em Betânia e escutando Suas confidências. Podemos, então, falar-Lhe dos nossos pecados, dos nossos projetos, das nossas penas e alegrias, ou simplesmente ouvir Suas palavras, contemplando, como Maria. 
 
                  Por Dom Rafael Llano Cifuentes, extraído do livro- A juventude e a força do amor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário