terça-feira, 29 de maio de 2012

Relacionar-se com Cristo


 Como podemos fazer uma amizade,amar uma pessoa,se não nos relacionarmos com ela?
   Faz alguns anos,fui diretor espiritual de um rapaz que padecia de uma característica: era muito tímido.
   Um dia,disse-me com um tom solene:"Acabo de conhecer uma menina que gostaria que fosse a mãe dos meus filhos."

 _ Mas, rapaz, voce falou bonito; parece José de Alencar...-respondi-lhe.
  _ É que sou muito tímido,sabe. E pensei,pensei...não sabia como expressar-me e saiu a frase que acabo de dizer.Gostou?
  _ Gostei. E daí?
  _ E daí que eu gostaria que o senhor me desse umas dicas para namorar com ela.
  _ Eu? Umas "dicas" pra namorar? Que pensa voce? Vire-se.
  _ Não,por favor,sou muito tímido.
  _ Bem, vamos ver, ela estuda?
  _ Sim.
 _ Pois fique na porta do colégio, e quando ela sair voce "entra em campo"... Comece com aquele papo simples,simpático...
  _  Não, não, eu ficaria vermelho como um tomate e ela iria reparar. Isso não vale.
  _  Pois então telefone para ela. Assim ela não enxerga cor nenhuma...
  _  Mas e se quem atender o telefone for o pai? Ele é um "portuguesão" bravo...
     O rapaz foi colocando dificuldade, até que acrescentou:
 _  Já sei o que vou fazer...vou rezar.
 _  Rezar não basta.Aprendi aquele ditado popular "a Deus rogando e com o martelo dando"! Deus não premia a apatia e a timidez.
 _  De qualquer maneira, Deus é tão bom...e eu vou rezar tanto,tanto...
     Depois de um mes, o rapaz voltou contentíssimo: Estou rezando demais.
_  Mas não fez nenhuma tentativa?
_  Não, só rezar,mas intensamente.
    Passou mais um mês,mais um ano e deixou de falar no assunto.Um dia eu o abordei...
_  E o que aconteceu com aquela menina?
    Ele, baixando a cabeça,respondeu:
_ Casou-se com outro!
Naturalmente,quando não há relacionamento,não brota o amor.
       Em todos os terrenos,pode acontecer o que aconteceu a esse rapaz ou àquele outro que dizia: "Faz cinco anos que escrevo à minha namorada, todos os dias...todos os dias mando aquela cartinha para o lugar onde ela mora...uma chácara retirada(distante)... E acabo de saber que se casou com o carteiro!"
      Evidente! Era ele quem entregava a cartinha, que tratava de perto aquela moça.Não há amor sem um contato íntimo; é preciso   
suprimir as distâncias.
   
     O mesmo acontece com Cristo. Temos que trazê-Lo para perto com um ato de fé viva que diga: "Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui,que me vês,que me ouves" e começar a conversar com Ele, porque Ele realmente está presente e nos escuta.
     
     A oração é uma conversa íntima com o Senhor.Pode-se conversar de mil maneiras: lendo um texto do Evangelho, sentindo-nos como um dos personagens da narrativa - como o leproso, a viúva de Naim, a cananéia -, gritando-Lhe as nossas necessidades: "Cura a minha lepra! Ressuscita o meu filho!", ou sentando-nos aos Seus pés como Maria,  lá em Betânia e escutando Suas confidências. Podemos, então, falar-Lhe dos nossos pecados, dos nossos projetos, das nossas penas e alegrias, ou simplesmente ouvir Suas palavras, contemplando, como Maria. 
 
                  Por Dom Rafael Llano Cifuentes, extraído do livro- A juventude e a força do amor.
 

sábado, 26 de maio de 2012

MUR na Diocese de Caratinga


Movido pelo Espírito Santo e pelo desejo de anunciar Cristo a todos os povos, o Ministério Universidades Renovadas vem dado seus primeiros passos na diocese de Caratinga através do Grupo de Oração Universitário, o GOU, que tem sido o principal instrumento de anuncio dentro das universidades.
O GOU Sagrado Coração de Jesus foi o pioneiro de nossas atividades, em funcionamento há mais de três anos vive hoje a concretização da promessa “servo bom e fiel, como você foi fiel na administração de tão pouco eu lhe confiarei muito mais” (Mateus 25, 21). No início, o GOU contava com apenas oito participantes que se revezavam no serviço. É o que diz Kássia Amaral, acadêmica de psicologia, presente no início das atividades, “juntamente com dois amigos que conheci logo que cheguei, fui buscar formas para que esse grupo novamente acontecesse, e a partir daí ele voltou com toda força, não apenas para mim, mas para muitos que decidiram sentir o amor de Deus, pelo menos por alguns minutos junto a aqueles que estão ao seu lado na luta diária para a profissionalização. O GOU foi importante para encorajar-me a chegar até a faculdade e hoje continua importante para que eu me mantenha nela. Sem o amor de Deus nada faz sentido, sem o encontro com Ele também na faculdade, nenhuma profissão fará sentido”.
Hoje o GOU conta com quase trinta participantes em todas as reuniões. O amor de Deus tem atingido muitos universitários, como Rafael Felipe, primeiro período de engenharia ambiental que frequenta o GOU desde o seu ingresso na universidade, “tem sido de extrema importância para mim participar  toda segunda-feira  e sinto-me  atraído  por Deus a estar ali para ouvir a sua palavra que me dá força e equilíbrio para enfrentar não só as adversidades da faculdade mas sim da vida que se segue. Não tenho palavras para descrever como é a sensação de estar ali orando e ouvindo os colegas , esta sensação só poderia ser dada mesmo pelo nosso maravilhoso Senhor”.
Outros GOUs, assim como projetos próprios do Ministério estão sendo implantados. O desejo de que outros universitários também experimentem esse amor que transforma e forma profissionais do reino é o que impulsiona a expansão das atividades do MUR em nossa diocese. Venha viver esse sonho de amor!

                        
       Por Helenice Aredes- Coordenadora Diocesana do Ministério Universidades Renovadas                                                                 

Santo do Dia São Filipe Neri

O "santo da alegria" nasceu em Florença, Itália, no ano de 1515.

Depois de ficar órfão, recebeu um convite de seu tio para que se dedicasse aos negócios. Mas, tendo vida de oração e discernimento, ele percebeu que Deus o chamava a um outro negócio: expressar com a vida a caridade de Cristo.

Néri foi estudar em Roma. Estudou Filosofia e Teologia, deixando-se conduzir e formar pelo Espírito Santo e, mesmo antes de ser padre, visitava os lugares mais pobres de Roma. Formou uma associação para cuidar dos doentes pobres. 

São Filipe disse sim para a glória de Deus e iniciou a bela obra do Oratório do Divino Amor, dedicando-se aos jovens e testemunhando sua alegria. Vivia da Divina Providência, indo aos lares dos ricos pedir pelos pobres.

Homem de oração, penitência e adoração, São Filipe Néri partiu para o céu com 80 anos, deixando para nós esse testemunho: renunciar a si mesmo, tomar a cruz a cada dia e seguir Jesus é uma alegria. São Filipe Néri, rogai por nós!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eu sou de Deus


Deus em sua sabedoria suprema nos concedeu o livre arbítrio. Nos deu a oportunidade de fazermos escolhas, de direcionar nossas ações, ou seja, de viver  ao nosso modo. Hoje somos conduzidos a essa “vivencia livre” de maneiras no mínimo interessantes.
            Seguindo mentalidades contidas em músicas como “eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem. Eu sou de ninguém eu sou de todo mundo todo mundo é meu também” nos caracterizamos como terreno público. O que é publico é de todos, não tem “dono”, todos entram, fazem o que querem e vão embora. Todos passam e ninguém permanece.
            Quando temos a oportunidade de observarmos a diferença entre público e o privado percebemos que no terreno privado podemos controlar o fluxo de pessoas. Só entra quem o “dono” permite, e essa é a principal diferença, existe um “dono”. Alguém que cuida que zela alguém que permite ou não a entrada de outros. O dono tem autoridade sobre o terreno.
            Deus em sua sabedoria suprema nos concedeu o livre arbítrio. Nos deu a oportunidade da decisão entre ser “público ou privado”.  Ele nos dá a oportunidade de assim como o povo relatado em Isaías 44 que após observar o cuidado do Deus que os escolheu e que nunca os abandonou e se preciso fosse faria brotar água no chão seco declara: eu pertenço a Deus!
            Quando escolhemos Deus como proprietário, entregamos nossa vida nas mãos de quem realmente nos conhece. De quem cuida de quem ama e quer nosso bem. De quem pode fazer água brotar na terra seca do nosso coração. De quem troca reinos e riquezas pela nossa vida. De quem vai até as ultimas consequências por cada um de nós. E é necessária a percepção de que independente da nossa escolha Ele vai continuar nos amando.
            Eu escolho ser de Deus. E você?

“Desde sempre Deus pensou
E no ventre consagrou
Esse simples pecador
Pelo nome me chamou
(...)
Nada, nada, me fará voltar atrás
Nada, nada, pode desfazer o que Deus faz
Sou de Deus e já não me pertenço mais”
(Sou de Deus, Ministério Amor e Adoração)

Por Helenice Aredes- Coordenadora Diocesana do Ministério Universidades Renovadas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dicas para a voz!


Como lidar com a voz profissional
Antes de usar remédios, é importante compreender quais são os inimigos da boa voz
Quem já não foi aconselhado por amigo ou parente a tomar um chá, a chupar uma pastilha ou a se servir de um spray mágico para aliviar dor de garganta ou voz rouca?

Inúmeros artifícios espantosos já foram utilizados na tentativa de curar possíveis distúrbios da garganta: suco de caranguejo, de alho, de urtiga, óleos diversos, miolo de pão – utilizados pelos cantores antes de uma apresentação, sob o pretexto de "abrir a garganta", até urina de vaca sagrada, no caso dos indianos – são receitados com base na crendice popular.
 
Antes de utilizar supostos remédios para males que afligem a voz, é importante compreender quais são os inimigos da boa voz, os hábitos nocivos que prejudicam as pregas vocais e podem danificar seus delicados tecidos.

Saúde vocal é um termo amplo, relacionado com procedimentos necessários à conservação e à longevidade da voz. As normas básicas de saúde vocal são praticamente desconhecidas pela população. Atualmente, além de intensamente estudadas, elas vêm sendo aprimoradas pelos fonoaudiólogos. Cantores, atores, jornalistas, professores, padres, oradores e outros profissionais podem, por meio dessas orientações, identificar e corrigir eventuais danos e aprender regras práticas para utilizar a voz com menos esforço e maior rendimento.

VERDADES E MENTIRAS

O profissional da voz deve usar pastilhas, sprays, balas de hortelã ou gengibre para manter a voz saudável?
Não. Esses recursos possuem, na maioria das vezes, efeito anestésico, o qual apenas mascara a dor na garganta, dando sensação de falsa melhora. E também podem irritar, prejudicando ainda mais o estado das mucosas. A viscosidade e a quantidade da saliva também são alteradas. Antes do uso da voz, é recomendável que o profissional coma maçã ou salsão, pois são adstringentes (deixam a saliva "fina").

É válida a combinação de mel e limão ou de vinagre e sal?
Tais misturas também devem ser evitadas. Sabe-se que o mel faz bem para a saúde em geral, mas antes do canto, do uso da voz, causa espessamento das secreções. O limão e o vinagre ressecam as mucosas. Não devem ser usados com objetivos vocais. Entretanto, gargarejo com um copo de
água morna e uma pitada de sal pode auxiliar, pois "o calor dilata os vasos e o sal tem efeito antisséptico".

Uma geração e uma escolha!


Dizem que a juventude é volúvel, inconstante, instável, volátil, variável... Muitos adjetivos e generalizações.Vivemos verdadeiramente um tempo em que nos é oferecido muitas coisas passageiras: festas, roupas, status,”ficadas”, drogas, dinheiro, sexo, etc. E muitos  tem  saciado seus desejos escolhendo essas coisas passageiras. Mas todos são iguais?
Há uma juventude que tem feito outras escolhas. Há uma juventude que escolheu adorar a Deus, que escolheu entregar sua vida, seus planos e projetos à verdadeira alegria, que é Cristo!  Esta juventude é conhecida como Sentinelas da Manhã!
Fico feliz em saber que existem jovens assim, que entenderam que a vida é feita de escolhas e não de saciação dos desejos. Que entenderam que a vida com Deus tem lutas, mas é cheia de alegrias. Fico feliz em ver estes jovens que amam a Deus, que esperam em Deus, que anunciam a Deus e que não deixam Deus como uma opção em suas vidas. Mas que fazem Dele a sua maior razão de viver!
São jovens que não acreditam em contos de fadas, mas crêem na história da Salvação. São jovens que não desejam uma vida fácil, mas que aguerridamente  buscam a santidade. São jovens que indo a lanchonetes, festas e lazeres não se rendem aos prazeres do mundo, e não deixam de levar Jesus. São jovens que entenderam a necessidade de permanecer, mesmo na Cruz!
Assim diz o Senhor a esta geração: “Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá.” (Jo 15,16)
Que assim, certos da identidade e missão, levemos Cristo aos jovens, pela nossa vida, pela diferença que Ele faz surgir em nós! Marchemos geração escolhida do Senhor! Marchemos Sentinelas da Manhã! 
Tracy Gomes Costa - Coordenadora Diocesana Ministério Jovem Caratinga

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ressentimento? O que é isso?

Às vezes me pergunto o porquê de me sentir angustiada, triste, sem saber o motivo. É preciso ter cuidado com o que carregamos dentro do nosso coração (mágoas, ressentimentos). Mas o que vem a ser Ressentimento? Ressentimento ( Re – Sentir).
Acredito que agora fica mais fácil falar um pouco mais sobre essa palavra. Ressentimento é sentir novamente algo que ficou para trás sem ser resolvido, é sentir novamente aquilo que preferimos guardar em um canto, enquanto o melhor era ter descartado. O ressentimento é fruto de uma raiva, ira, mágoa que está guardada dentro de nós. A raiva que não foi resolvida age como um veneno que corre pelas veias, toma conta de todo nosso ser e impede a ação do Sangue do Cordeiro, Sangue Santo, que restaura e renova. É preciso resolver a vida, fechar ciclos, encerrar histórias, recomeçar outras, dar oportunidade ao novo! Quantas vezes questiono cadê o novo na minha vida, mas eu mesmo não abro mão dos meus excessos. Sempre quando converso com meus irmãos, amigos comparo minha vida como uma bela estante, cheia de livros, fotos, recordações, pequenas e grandes lembranças (algumas boas, outras nem tanto) . De tempos em tempos o Senhor vem e sacode-a toda (são aqueles momentos em que tudo na nossa vida sai do lugar e nos sentimos perdidos e vivendo em uma imensa confusão). Quando isso acontece sou obrigada a limpá-la, dar aquela faxina!!! Então recomeço a limpar e recolocar no lugar tudo o que havia caído no chão. Inicio um processo seletivo, revendo o que vale a pena recolocar naquela limpa e bela estante (minha vida) e assim começa mais um processo de renovação. Algumas coisas jogo fora, outras dou uma bela limpeza e parece novo. E assim eu sigo na minha faxina. Ufa!!! Enfim, tudo no lugar!! E quando olho para todo meu trabalho feito, vejo que sobrou espaço ... é a hora de colocar e receber momentos, fotos, pessoas novas. Mas se eu não tiver coragem de dar essa faxina, minhas coisas ficam no chão e ali fico res-sentindo tudo o que não queria mexer. Nosso Deus, em sua Imensa Sabedoria, sabe a hora desse momento acontecer, a diferença está na minha abertura para o que é novo. Mas, esses momentos só acontecem em sua plenitude quando convidamos o Próprio Cristo para nos ajudar, como aquele amigo que vem para nossa casa nos ajudar a limparmos o guarda roupa. Convide o Senhor para esse momento de renovação! Lembre-se: Existem várias maneiras de resolvermos nossas questões, não somente palavras, mas também gestos, atitudes, que podem ser para o outro oportunidade de cura, de salvação. Pense nisso!! E aí, que tal uma faxina??

segunda-feira, 14 de maio de 2012

São Matias (Santo do Dia)

Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição. No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: "...é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias" (Atos 1,22-23). São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento. São Matias, rogai por nós!

domingo, 13 de maio de 2012

Nossa Senhora de Fátima ( Santo do Dia)

Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano. O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia. Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento. Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano. Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos. Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo. Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!" Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Santo de hoje

Francisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro de 1701. Seus pais eram muito pobres, mas ricos de virtudes humanas e cristãs, educando os filhos no fiel seguimento de Jesus Cristo. Inácio, desde a infância, sentiu um forte chamado para a vida religiosa. Possuía dons especiais de profecia, de cura e um forte carisma. Costumava praticar severas penitências, mantendo seu espírito sereno e alegre, em estreita comunhão com Cristo. Antes de completar os vinte anos de idade, ele adoeceu gravemente e por duas vezes quase morreu. Nessa ocasião, decidiu que seguiria os passos de São Francisco de Assis e se dedicaria aos pobres e doentes, se ficasse curado. E assim o fez. Foi para a cidade de Cagliari para viver entre os frades capuchinhos do Convento do Bom Caminho. Mas não pôde ser aceito, devido à sua frágil saúde. Depois de totalmente recuperado, em 1721, vestiu o hábito dos franciscanos. Frei Inácio de Láconi, como era chamado, foi enviado para vários conventos e, após quinze anos, retornou ao Convento do Bom Caminho em Cagliari, onde permaneceu em definitivo. Ali, ficou encarregado da portaria, função que desempenhou até à morte. Tinha o verdadeiro espírito franciscano: exemplo vivo da pobreza, entretanto de absoluta disponibilidade aos pobres, aos desamparados, aos doentes físicos e aos doentes espirituais, ou seja, aos pecadores, muitos dos quais conseguiu recolocar no caminho cristão. Durante seus últimos cinco anos de vida, Inácio ficou completamente cego. Mesmo assim continuou cumprindo com rigor a vida comum com todos os regulamentos do convento. Morreu no dia 11 de maio de 1781. Depois da morte, a fama de sua santidade se fortaleceu com a relação dos milagres alcançados pela sua intercessão. Frei Inácio de Láconi foi beatificado pelo Papa Pio XII em 1940 e depois canonizado por este mesmo Santo Padre em 1951. O dia designado para sua celebração litúrgica foi o de sua morte: 11 de maio. Santo Inácio de Láconi, rogai por nós!

Ministério de Comunicação

(Isaías 40,9) Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus! Vivemos em um mundo onde o ser e o ter passaram a ser prioridades em muitas vidas. Homens e mulheres, criados a imagem e semelhança de Deus, têm rejeitado a condição de filhos amados do Pai, priorizando o material e, aos poucos, perdendo a identidade cristã e vida no Espírito. Nossa sociedade, cada vez mais relativista, transmite uma imagem distorcida do evangelho, na maioria das vezes usando até mesmo a Palavra para justificar atitudes e atos que são moralmente duvidáveis. Sendo assim, precisamos elevar com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Anunciar sem receio, a todos: Eis vosso Deus! (Is 40) O Ministério de Comunicação da RCC, tem como objetivo anunciar o Senhorio de Jesus, em todas as instâncias mostrar semeando a Cultura de Pentecostes, Dentro da Renovação Carismática Católica – RCC é um ministério de serviço que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios. Fonte: www.rccbrasil.com.br

domingo, 6 de maio de 2012

Santo do dia

São Leonardo Murialdo Nasceu em 1828 em Turim (Itália) numa família burguesa. Conheceu cedo a riqueza que a vida de oração, sacrifício e caridade pode proporcionar para o amadurecimento humano e também o discernimento em todas as coisas. Uma pessoa muita atenta aos sinais dos tempos, sensível à opressão sofrida pelos mais pobres. E foi assim que ele discerniu e quis ser um padre para os pobres. Leonardo voltou-se para as classes mais desprezadas, dos trabalhos simples. Até criou um jornal chamado 'A voz dos operários'. De fato, uma fé solidária. Ele foi sinal de esperança para a Igreja e a sociedade. O santo de hoje foi ponte para que muitos se encontrassem com o Cristo no mistério da Cruz e do sofrimento. Ele se consumiu na evangelização, na caridade, na promoção humana, falecendo no ano de 1900. Peçamos sua intercessão para que sejamos sinais de esperança na Igreja e no mundo. São Leonardo Murialdo, rogai por nós!